top of page

Eu olho para 2016 e penso...

Relou, pessoal <3

Como foi o ano de vocês? Eu vejo milhares de reclamações no facebook, instagram e afins, dizendo como o ano foi terrível e "pode acabar logo", a verdade é que, em âmbito mundial, 2016 não foi dos melhores: mortes, tensões políticas, guerras e cenários dignos de uma série da netflix. Mas sabe, me pergunto, no que dependeu de mim, como foi o ano? Eu cuidei bem das áreas da minha vida? Tirei projetos do papel? Cumpri metas? Sim e não, não e sim.

Nunca fazemos tudo o que podíamos fazer, porque a ideia é sempre pensar que há mais coisas a serem feitas, ou vamos estagnar. Mas nos martirizarmos também não é saudável, né? Deve haver um equilíbrio, usar o que não foi feito, e poderia ser, como um modo de nos impulsionarmos para o futuro, e ficarmos muito, e digo muito mesmo, felizes e gratos pelo que conseguimos realizar.

Eu sou a doida dos planejamentos, eu amo listas e amo mais ainda marcar aquele sinal de "done", então ao final desse ano, ao abrir o papel que guarda minhas metas e fazer aquele inventário, decidi compartilhá-lo com vocês. É claro que não vou colocar tudo aqui, mas o que aprendi e pode ser, ou não, útil para você, caro leitor.

1- Não vou mais fazer listas longas com trinta mil metas, porque é difícil se concentrar, o essencial é fazer de três a cinco principais, porque assim, eu coloco ações que vão me levar a elas, e não um monte de metas que acabam ficando perdidas. Experiência adquirida esse ano.

2- Sem tempo para Deus e para você mesmo, tudo desmorona. Não podemos deixar a vida levar a gente, sério. Eu preciso dos meus momentos olhando pela janela, pensando em nada, preciso falar com Ele, ler a palavra que Ele deixou para mim, ou eu piro. 2015 e 2016 provaram isso.

3- Não adianta querer. Essa pode parecer uma lição bem caricata, do tipo, "todo mundo sabe", mas a gente esquece, ou pelo menos, eu esqueci. Não dá para decorar o quarto sem gastar uma graninha e pegar referências no pinterest, não dá para começar a ser organizado sem nem comprar uma agenda, não dá para aprender uma nova língua sem procurar uma aula on-line... Enfim, temos que traçar ações que nos levem aos nossos objetivos, caso contrário, veremos vida passar pelos nossos olhos.

4- Se você namora, não faça de cada conversa séria um cavalo de batalha. Eu fazia. Tinha algo para falar e já começava a preparar a conversa, alimentando aquilo e transformando em algo mil vezes maior. Quando na verdade era só dizer "e aí, amor, não gostei de tal coisa", e prooooonto, mágico né.

5- Quando você pensar que não dá mais, confie em Deus. Outra bem clichê. Mas a gente só entende isso quando chega ao limite, durante esse ano, tive momentos em que pensei seriamente em desistir de acreditar, mas confiei e deixei nas mãos dEle. Não podemos colocar nossas vidas sobre coisas falhas: pessoas, carreiras, sonhos, expectativas, porque essas coisas caem, desmoronam, e aí? Vamos junto? Eu fui, muitas vezes, então, coloque tudo sobre O Único que jamais desampara ou decepciona.

6- Vou fazer um post só sobre os meus achados de 2016, mas por enquanto, indico esses dois: Anavitoria (melhor dupla) e This Is Us (melhor série).

7- Eu preciso dar mais tempo e atenção para as pessoas que amo. Meta de 2017.

8- Não deixe a rotina, o conforto e a vida mecânica te impedirem de sonhar alto. SONHE! Eu comecei a me concentrar tanto nos detalhes das coisas básicas, que deixei de colocar altas expectativas sobre a minha vida, há mais, há sempre mais, então vai, pense em, pelo menos, um sonho grande para 2017 agora e anote ele.

Convido você a analisar seu ano, planejar seu 2017, e claro, colocar diante do Pai, afinal "se Deus quiser" não pode ser apenas um jargão, tem que ser lema, grito de guerra, fôlego de vida.

Até mais xuxus e feliz ano novo adiantado <3


bottom of page